Octavio Brandão 1977

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal


     No próximo sábado, 10/11, a campanha de vacinação contra a raiva animal estará em diversos bairros da zona norte. Em Maria da Graça o posto de vacinação funcionará na Escola Municipal Pernambuco, Rua Conde de Azambuja, 579, das 09:00 às 17:00 hs.

Não deixe de levar seu cão ou gato de estimação para vacinar.

http://www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria/raiva

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Uma Vida Dedicada à Luta pelo Socialismo*

Octavio Brandão
" No final de tantos combates, vitórias e reveses, reafirmo categoricamente: a causa pela qual me bati é ideologicamente justa e moralmente nobre." (Octavio Brandão, 1977)


Há 122 anos nascia Octavio Brandão, no dia 12 de setembro de 1896, em Viçosa, Alagoas. Sua rica trajetória de militante político e intelectual alternou momentos de alegrias e vitórias, com outros, onde colheu injustiça, ostracismo e  incompreensão.
Queremos aqui resgatar uma de suas contribuições para as lutas do proletariado e ao desenvolvimento de uma consciência socialista no Brasil. Nos referimos a fundação do semanário "A Classe Operária", órgão oficial do PCB, cuja primeira edição foi lançada no 1º de maio de 1925, com uma tiragem de cinco mil exemplares, bastante significativa para a época.
Graças aos esforços desenvolvidos por Octavio Brandão, diretor e editor do jornal, auxiliado por Astrogildo Pereira, apoiados por dezenas de militantes operários que eram, ao mesmo tempo, correspondentes e vendedores do periódico, a tiragem chegou a onze mil exemplares na sua décima edição.
O jornal chegava nas maiores fábricas de tecidos do Rio de Janeiro, além de outras concentrações proletárias, como lembrou Octavio Brandão nas suas memórias: " No Rio de Janeiro, o jornal era divulgado nas fábricas de tecidos, nas empresas do bairro Real Grandeza, no Cais do Porto, entre gráficos e marceneiros, marítimos e ferroviários, motoristas e trabalhadores da Light, nos sindicatos e bairros operários." (Combates e Batalhas,p.306).
Assim a primeira fase de "A Classe Operária" obteve grande repercussão, logo este sucesso despertaria a fúria repressora do governo do presidente Artur Bernardes, resultando no fechamento da publicação e na prisão dos responsáveis pelo jornal. A edição de 25 de julho de 1925, n° 12, foi a última desse período, "A Classe Operária" só voltaria a circular três anos depois, em 1928.
O CCOB tem orgulho da trajetória do seu patrono Octavio Brandão. Ele com certeza não foi um "dirigente político infalível", mas, efetivamente, deixou importantes contribuições na história do movimento operário brasileiro e na luta pelo socialismo.

                           *Artigo revisado, publicado originalmente em 2010.



    

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Debate com Candidatos ao Senado

     
     No próximo sábado, 08/09, às 15 horas, debate entre candidatos ao Senado no CCOB. 


     As eleições de outubro próximo ocorrem num quadro de grande indefinição política, desgastados pelos escândalos de corrupção e pela crise econômica os partidos da ordem burguesa estão divididos entre várias candidaturas. Nessa conjuntura complexa, as forças que se reivindicam do campo da classe trabalhadora e do socialismo necessitam fazer uma análise cuidadosa para evitarem repetir os erros que permitiram o avanço das forças reacionárias em nosso país.

Convidados:

Chico Alencar (PSOL)
Cyro Garcia (PSTU)
Lindenbergh Farias (PT)
Marta Barçante (PCB)

Não deixe de participar, traga suas perguntas e opiniões para aquecer esse debate.






sábado, 25 de agosto de 2018

ANIVERSÁRIO DO CCOB

     Neste dia primeiro de setembro, próximo sábado, o Centro Cultural Octavio Brandão celebra os seus quinze anos de existência. Não é pouca coisa, principalmente se levarmos em conta as dificuldades para mantermos funcionando  uma associação de cunho popular, um espaço de resistência cultural, política e ideológica, que se apoia exclusivamente nos recursos oriundos das mensalidades dos associados, das contribuições dos amigos e dos eventos que promove. Mas esse é o preço a pagar quando se pretende manter a independência política frente aos poderosos de plantão. Neste sentido, podemos afirmar com orgulho da nossa história, conseguimos!


Inauguração do CCOB, setembro de 2003.

      Para comemorar vamos realizar uma tarte/noite de atividades em nossa sede, começando pontualmente às 15 horas, com a seguinte programação:

15:00 - Mesa de Abertura, diretoria do CCOB.

15:30 - Exibição do Documentário "Vale a Pena Sonhar", sobre Apolonio de Carvalho.

17:00 - Inauguração do Boteco do Barbeirinho e sarau com Chiquinho do Cavaco.

Associados e amigos venham comemorar os quinze anos do CCOB.








sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Reforma da Previdência





     No próximo sábado, 27 de janeiro, às 16 hs, Paulo Lindesay do Núcleo Rio de Janeiro da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, estará no Centro Cultural Octavio Brandão para fazer uma palestra e debater com os presentes a reforma da previdência proposta pelo governo Temer.