Octavio Brandão 1977

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Desocupação do Pinheirinho, a Justiça tem Lado.

CCOB  20 ANOS!

CICLO DE PALESTRAS 2023

Dia 25/11, sábado, às 16:00 h.

Palestrante: Mário Montanha 



Mário Montanha Teixeira Filho é ex-coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Estadual do Paraná e membro da Coordenação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário. Autor do livro "Desocupação do Pinheirinho, A Justiça tem Lado".

O livro de Mario Montanha aborda a desocupação criminosa do assentamento Pinheirinho, localizado na Zona Sul de São José dos Campos (SP), ocorrida em 22 de janeiro de 2012, durante o governo Geraldo Alckmin. No assentamento moravam mais de oito mil pessoas desde 2004. A ação truculenta de reintegração de posse, executada pela polícia militar, sob o patrocínio do Judiciário paulista, no que ficou conhecido como “O Massacre do Pinheirinho”, resultou numa crise social e humanitária gigantesca na região.

"Mulheres grávidas foram agredidas por policiais mesmo sem demonstrar resistência. Crianças em pânico, velhos desesperados. Guerra contra os pobres. Um morador levou um tiro de arma de fogo, outro entrou em estado de choque, mais de 500 relataram abusos policiais e muitos disseram ter sido atingidos indiscriminadamente por balas de borracha. Uma família vizinha ao Pinheirinho denunciou ter sofrido abuso sexual e violência física por parte de policiais da Rota durante a desocupação.

O aposentado Ivo Teles dos Santos foi espancado por três policiais militares. Com traumatismo craniano, ele nunca conseguiu se recuperar e morreu no dia 9 de abril, ainda hospitalizado. Outro morador, Antonio Dutra Santana, foi atropelado e morto por uma motorista que perdeu o controle do carro após ser atingida por uma bomba de efeito moral.

Demolidas as casas, igrejas, lojas e tudo o mais, o terreno segue vazio, agora coberto de mato. Governador à época, Geraldo Alckmin era, portanto, o comandante da PM de São Paulo. Foi sob suas ordens que a polícia cometeu o verdadeiro show de violências imposto aos sem-teto." (https://jornalistaslivres.org/10-anos-do-massacre-do-pinheirinho-cometido-pela-pm-de-geraldo-alckmin/)

A obra de Mário Montanha demonstra claramente que a Justiça não é neutra e tem lado: o do poder econômico. Compareça a esse importante debate!


CCOB: Rua Francisco Neiva 37, esquina com rua Domingos de Magalhães, Maria da Graça, próximo da estação do Metrô.