O Centro Cultural Octavio Brandão faz aniversário em setembro e convida seus associados e amigos para a comemoração especial no próximo sábado, 21/09, a partir das 16 hs.
Programação:
1 - Entrega da medalha do CCOB para um grande lutador da classe operária, o gráfico José Carlos Cuíca.Oposição dos gráficos (1985), Cuíca, o quarto da esquerda para a direita. |
José Carlos Cuíca foi um dos dirigentes da greve dos gráficos, em 1987, greve que enfrentou os patrões e os pelegos do sindicato. Disputou, novamente, o sindicato, em 1988, não conseguindo sucesso. Participou também dos piquetes na Greve Geral de 14 e 15 de março de 1989.
Abaixo Cuíca nos fala um pouco da sua história:
No início dos anos 80, havia muitos movimentos sociais e populares pelo Brasil e no Rio de Janeiro não era diferente, principalmente na Cinelândia, centro da cidade. Durante a noite, trabalhadores, músicos, artistas e ativistas de todas as áreas se reuniam para trocar ideias e se organizarem. Em um desses encontros fui apresentado ao companheiro Edilberto, gráfico e militante do PT. Nessa época eu era funcionário da empresa gráfica, ATT Mayar, fotolito que vinha atrasando o salário durante meses, foi quando eu e o companheiro Paulo Ney organizamos uma Greve, que sem o apoio do sindicato pelego, não durou dois dias. Nesse período, o companheiro, Edilberto veio com uma proposta de se formar uma chapa de oposição no sindicato! Mas, perdemos, porque a maioria dos trabalhadores mais conscientes não eram sindicalizados. Nesse mesmo ano, ingressei na Convergência Socialista e com ajuda da CS organizamos a greve da revista Manchete. Essa sim, foi vitoriosa! A partir dai vieram também duas greves gerais e outros movimentos dos quais participei até hoje. Durante toda essa trajetória trabalhei em várias empresas gráficas: Rio Gráfica fotolito; Reprolito Indústria Gráfica LATT Mayer; Fotolito Ponto Traço; Fotolito Master Collor; Fotolito Novo Rio; Jornal O Povo; Jornal dos Sports. Hoje trabalho no SINDSPREV.
2 - Lançamento do jornal cultural Transversus e do seu encarte Correspondência Socialista, número 40, dedicado exclusivamente à história dos 21 anos do CCOB.
4 - Confraternização dos aniversariantes do mês: bolo do parabéns, caldo de ervilha e salgadinhos. (bebidas serão vendidas na cantina do CCOB)
Endereço: Rua Miguel Ângelo, 120, entrada pela portão da rua Francisco Neiva nº 37 - Próximo da Estação Maria da Graça do Metrô Linha 2.