Octavio Brandão 1977

terça-feira, 11 de junho de 2024

Cineclube CCOB

Codinome Clemente

Dia 22/06, sábado, 15:30 h.


Carlos Eugênio Paz, o comandante Clemente da ALN. (Foto: Jorge Mansur)

Documentário sobre a vida do comandante guerrilheiro da Ação Libertadora Nacional (ALN), Carlos Eugênio Sarmento Coelho da Paz, o "Clemente". Após a exibição do filme teremos uma palestra com nossa convidada, Valéria Sarmento Coelho da Paz, a "Belela", irmã de Carlos Eugênio.

Carlos Eugênio Sarmento Coelho da Paz (23 de julho de 1950 - 29 de junho de 2019) foi um estudante do Colégio Pedro II, soldado do Exército brasileiro, torcedor do Flamengo, músico, professor de música e escritor. Mas foi, principalmente, o "Comandante Clemente", da Ação de Libertação Nacional (ALN), a maior organização guerrilheira da luta armada após o golpe de 1964. Clemente sucedeu no comando da ALN a Carlos Marighella e Joaquim Câmara Ferreira, o "Toledo", ambos assassinados pela ditadura.

Foi o único comandante da ALN que não foi assassinado pela ditadura militar, como, infelizmente, foram Carlos Marighella (1969), "Toledo" (1970), Luiz José da Cunha ("o comandante Crioulo", 1973) e o amazonense Thomaz Antonio da Silva Meirelles Neto (1974). O preço pela sua cabeça chegou a ser estipulado pelos assassinos da ditadura militar em um milhão de dólares, em 1971.

Autor de dois livros sobre a luta armada e sua participação na mesma ("Viagem à luta armada" e "Na trilha da ALN"), Carlos Eugênio Sarmento Coelho da Paz esteve proferindo palestras no Centro Cultural Octávio Brandão, em 2011 e 2014. Sua vida já tinha baseado o excelente filme "Cabra Cega" (2005) de Toni Venturi, um dos melhores sobre o período.

Infelizmente, "Clemente" faleceu em 2019, não podendo acompanhar o lançamento do filme sobre a sua vida, "Codinome Clemente", sob a direção de Isa Albuquerque. O filme começou a ser produzido em 2017, dois anos antes da morte de "Clemente".

Belela

Esse é o filme que o Centro Cultural Octávio Brandão apresentará no dia 22 de junho, sábado, 15:30 h. Na ocasião contaremos com a presença de Valéria Sarmento Coelho da Paz, "Belela", irmã de Carlos Eugênio, Bancária do Banco do Brasil aposentada, militante de todas as lutas de sua categoria e da classe trabalhadora. "Belela", assim como no filme, dará o seu depoimento sobre a película e sobre aspectos da vida do grande lutador que foi o seu irmão. 

Codinome Clemente: direção de Isa Albuquerque, 2020, duração 139 minutos.

CCOB: Rua Francisco Neiva 37, esquina com rua Domingos de Magalhães, Maria da Graça, próximo da estação do Metrô.




Nenhum comentário:

Postar um comentário